Era uma vez….

Em cinco de agosto de 1970, reuniu-se um grupo de Orientadores Educacionais, denominado de “Equipe Preparatória”, com a Coordenação das Orientadoras Educacionais Miriam Carvalho Alles e Irmã Marilza Melchiades de Souza, que enviaram uma carta convite aos Orientadores Educacionais do Estado de Santa Catarina, convidando-os para a “Primeira Assembléia” de Orientadores a ser realizada no dia 29 de agosto, às 16:00 horas, no Provincialado das Irmãs da Divina Providência, sito a Rua Hemann  Blumenau, n° 10, em Florianópolis, onde esteve presente também a Professora Odair Perugini de Castro, Presidente da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul, ( AOERGS ) e da Federação Nacional dos Orientadores Educacionais, ( FENOE ).

        Solicitavam na época que os Orientadores Educacionais convidados confirmassem o recebimento do convite, bem como, convidassem outros Orientadores que conhecessem.

        Como ponto de pauta para esta tão importante reunião tinha como objetivos:

1 – Fundação da Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina;

2 – Eleição da primeira Diretoria;

3 – Metas de trabalho a serem traçadas pelo grupo, com a colaboração da Presidente da Federação Nacional

      dos Orientadores Educacionais/FENOE.

      Foi então que, no dia 29 de agosto de 1970, no Salão Nobre do Provincialado das Irmãs da Divina Providência, à Rua Hermann Blumenau, n°10, reuniu-se um grupo de Orientadores Educacionais do Estado de Santa Catarina, juntamente com três representantes do Rio Grande do Sul, para a Constituição da Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina.

      Esteve presente na Assembléia, Excelentíssimo Senhor Secretário de Educação e Cultura, Professor Jaldyr B.F.da Silva.

      Na época já havia o Serviço de Orientação Educacional em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Brasília, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

       Foi constituída então na Assembléia, a Primeira Diretoria Provisória, onde todos foram eleitos por aclamação, com o objetivo de elaborarem anteprojeto do Estatuto e procederam à inscrição dos sócios, que compuseram a primeira Diretoria, para a Gestão 1970/1972.

       Como Presidente, foi eleita a Senhora Miriam Carvalho Alles; Secretária: Eloá Aparecida Caliari Wall; Tesoureira: Edina Busarello e Conselheiros: Irmã Marilza Melchiades de Souza e Irmão Aloísio Khum.

        Foi o início das lutas. A busca dos Associados, a difusão da regulamentação da Profissão de Orientador Educacional, de acordo com o artigo 9°, da Lei de “Diretrizes e Bases” e pela busca de um local para o funcionamento da Associação.

       Pela primeira vez nossa Associação se fez representar fora do Estado, ao participar do I° Congresso Brasileiro de Orientadores Educacionais, em Brasília e das Primeiras Jornadas de Orientação Educacional, em Porto Alegre.

       Na Gestão 1973/1974, continua a luta por maior representatividade e valorização do Orientador Educacional junto aos órgãos do Estado. Surge como fato importante desta gestão, a Regulamentação da Profissão do Orientador Educacional, com a assinatura do Decreto n° 72.846, de 26 de setembro de 1973,

assinado pelo então Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Emílio Garrastazu Médici, que regulamentou a Lei n° 5.564, de 21 de dezembro de 1968, que provê sobre o exercício da profissão de Orientador Educacional, assinada pelo Excelentíssimo Senhor Costa e Silva, Presidente da República, na época.

     Desde então somos os únicos Especialistas em Assuntos Educacionais regulamentados em Lei.

     A AOESC foi a nona entidade representativa dos Orientadores Educacionais a ser fundada no Brasil.

     Já na Gestão 1975/1976, além das lutas constantes por maior representatividade e pela valorização da profissão, foi neste período que aconteceu o registro do primeiro Estatuto da AOESC, mais precisamente em 09 de junho de 1975.

    Esta Gestão batalhou muito e foi vitoriosa, pois conseguiu evitar a divisão na Habilitação do Orientador Educacional de 1° e 2° graus, em separado.

     Na Gestão de 1976/1978, a AOESC é transformada em órgão de utilidade pública, com aprovação da Lei n° 5.236, de 25 de junho de 1976.

      Associam-se nesta época, mais 107 Orientadores Educacionais do Estado, passando as mensalidades a serem cobradas através do Tesouro do Estado.

      A Associação passa a exercer maior vigilância quanto ao funcionamento dos cursos de Orientação Educacional no interior do Estado, participando de Seminários para a criação de novos cursos, bem como, cursos de extensão e aperfeiçoamento de Orientadores Educacionais.

      Foram realizados na época convênios junto à Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC e Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, para realização de cursos. Esforço da Diretoria para abrir espaço para novas oportunidades de trabalho.

      Esta Diretoria lutou também para a fundação do Conselho Nacional dos Orientadores Educacionais, conquista esta não alcançada.

      Na Gestão 1978/1979, começava-se a pensar na formação dos Núcleos Regionais, que funcionassem como interiorização da AOESC e que possibilitasse maior participação dos associados.

      Foram então na época, proposto dois novos artigos para inclusão no Estatuto: Criação de Núcleos Regionais e a criação da Função de Assessor Jurídico da AOESC.

      Houve também nesta época, a participação desta Gestão, na elaboração do anteprojeto do Código de Ética dos Orientadores Educacionais e divulgação do Iº Estatuto, aos Associados.

      Iniciou-se também nesta época, a luta pela gratificação aos especialistas, do Estado, chamada então, “pó de mesa”, começando aí, a luta pela não marginalização do Orientador Educacional.

      A Gestão 1980/1981 teve como ponto forte, a criação e dinamização dos Núcleos, ao todo seis, proporcionando com isto, a integração dos associados e conquista de maior espaço a nível Estadual, com a participação da AOESC no Iº Encontro Interestadual, em Criciúma e a nível Nacional, através de posicionamentos firmes, no VI Congresso Brasileiro de Orientação Educacional.

      Realizou-se também nesta Gestão, concurso para se criar o Logotipo representativo da AOESC e o lançamento do Iº Boletim Informativo da Associação.

      Iniciou-se também nesta Gestão os trabalhos para a concessão da aposentadoria do Orientador Educacional aos 25/30 anos de serviço, sendo também aprovada a gratificação “pó de mesa”, já pleiteada pela Gestão anterior.

     Já na Gestão 1982/1984, consegui-se o Registro da AOESC na Receita Federal e alugar uma sala para funcionamento da Sede da AOESC, no Edifício Dias Velho, sala 808.

     Foi realizado em Florianópolis, o IIº EROES (Encontro Regional dos Orientadores Educacionais da Região Sul).

     Começa aí, a integração dos Orientadores Educacionais com outras entidades de classe e a participação nas lutas do Funcionalismo Público Estadual.

     Criam-se mais quatro Núcleos Regionais, dos quais três já foram trabalhados e encaminhados pela Gestão anterior.

     Faz-se a reformulação do Estatuto da AOESC. É criado o carnê para pagamento das mensalidades dos sócios que não descontam suas mensalidades pelo Tesouro Estadual.

     Continua ainda a luta pela aposentadoria aos 25/30 anos, para o Orientador, bem como para que as férias do Orientador sejam igual a do professor.

     Acontece neste período, à participação ativa do Orientador Educacional na elaboração do Estatuto do Magistério, Plano de Carreira e Plano Nacional de Educação.

     A AOESC é reconhecida como entidade de expressão e participação, em função das lutas pela valorização do trabalhador brasileiro, sendo também considerado um trabalhador que busca seus direitos.

     Na Gestão 1985/1987– Em onze de novembro de 1986, foi comprada a sede da AOESC, no Edifício Florêncio Costa, Rua Felipe Schmidt, 390, 10º andar, sala 1005, tendo como Presidente na época, a Senhora Maria Elisabeth Roecker, sendo inaugurada em dezembro deste mesmo ano.

     A AOESC continua na luta ainda, pela aposentadoria aos 25/30 anos de serviço, pela gratificação de 20% ao especialista, pela reposição salarial, pela execução do Plano Estadual de Educação, pela aprovação do Estatuto do Magistério e Plano de Carreira.

     Estas lutas possibilitaram mesmo num pequeno período, de 15 de março a agosto de 1986, a criação do Departamento Cultural da AOESC, que programou a Realização do Iº Seminário Estadual de Orientação Educacional.

     Segue abaixo uma relação de nossas gestões e nossas atividades realizadas, nossas lutas e conquistas mais importantes nesses 50 anos:

  •  1ª Gestão 1970/1972

  • Foi o início das lutas, busca pelos Associados.
  • Formação da 1ª Diretoria: Presidente Eleita: Sra. Mirim Carvalho Alles.
  • Início da difusão da regulamentação da Profissão de Orientador Educacional.
    • Neste período a AOESC já se fez representada em eventos de outros Estados.
    • A AOESC participa do 1º Congresso Brasileiro de Orientadores Educacionais em Brasília.
    • E também participa ativamente das Primeiras Jornadas de Orientação Educacional em Porto Alegre.
  • 2ª Gestão 1973/1974 

  • A Luta da AOESC na conquista da Regulamentação da Profissão de Orientador Educacional, foi reconhecida quando com foi assinado do Decreto nº 72.846, de 26 de Setembro de 1973. Assinado pelo então Presidente da República, Excelentíssimo Sr. Emílio Garrastazu Médici, que regulamentou a Lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, que provê sobre o exercício da profissão de Orientador Educacional, assinada pelo Excelentíssimo Sr. Costa e Silva, Presidente da República na época.
  • Eleição organizada pela Diretoria.
  • Desde então, somos os únicos especialistas em assuntos educacionais regulamentados por Lei.
  • A AOESC foi a 9ª entidade representativa dos Orientadores Educacionais a ser fundada no Brasil.
  • 3ª Gestão 1975/1976 

  • Além das lutas constantes por maior representatividade e pela valorização da profissão dos Orientadores educacionais
  • Registro do 1º Estatuto da AOESC em 9 de Junho de 1975.
  • Esta Gestão foi vitoriosa porque batalhou e conseguiu evitar a divisão na habilitação do Orientador Educacional de 1º e 2º Grau, em separado.
  • 4ª Gestão 1976/1978

  • A AOESC é transformada em órgão de utilidade pública, com aprovação da Lei nº 5.236, de 25 de junho de 1976, a nível Estadual.
  • Associam-se, na época, 107 Orientadores Educacionais do Estado.
  • Passando as mensalidades a serem cobradas através do “Tesouro do Estado”.
  • A Associação passa a exercer maior vigilância quanto ao funcionamento dos cursos de Orientação Educacional no interior do Estado, participou de seminários para a criação de novos cursos, bem como de extensão (pós-graduação).
  • Foram realizados, na época, convênios junto às Universidades (UDESC e UFSC) para a realização de cursos.
  • Esta diretoria lutou para a fundação do Conselho Nacional dos O.E., mas essa conquista não foi alcançada.
  • 5ª Gestão 1978/1979 

  • Inicio do planejamento da formação de Núcleos Regionais, que funcionassem como interiorização da AOESC e que possibilitasse maior participação dos/as Associados/as.
  • Proposta a revisão no Estatuto, é proposto dois novos artigos para inclusão no Estatuto:
  • A Criação dos Núcleos Regionais e a criação da função de Assessor Jurídico da AOESC.
  • Elaboração do Anteprojeto do Código de Ética dos Orientadores
  • Divulgação do 1º Estatuto aos associados.
  • Iniciou-se a luta pela gratificação aos especialistas do Estado chamado de “Pó de Mesa”, começando, aí, a luta pela não desigualdade do O.E.
  • 6ª Gestão 1980/1981 

  • Criação e dinamização dos Núcleos, criados na época (6) seis Núcleos.
  • A AOESC participa do 1º Encontro Interestadual dos Orientadores Educacionais (em Criciúma).
  • Participação a nível Nacional do IV Congresso Brasileiro de Orientação Educacional.
  • A Gestão da AOESC tem prazer de realizar o Lançamento do 1º Boletim Informativo da AOESC.
  • Luta pela Concessão da Aposentadoria dos O.E. aos 25/30 anos de serviços.
  • Aprovada a gratificação do “Pó de Mesa” que foi pleiteada na Gestão anterior
  • 7ª Gestão 1982/1984 

  • Conseguiu-se o registro da AOESC na Receita Federal.
  • Alugada uma sala no Edifício Dias Velho.
  • A AOESC Realiza o II Encontro Regional dos Orientadores Educacionais da Região Sul.
  • Criou-se mais 4 (quatro) Núcleos, agora a AOESC (Já tínhamos 10 (dez) Núcleos).
  • Faz-se a reformulação do Estatuto.
  • Criam-se os carnês para os que não descontam pelo Tesouro Estadual. Novos Associados/as dos Municípios.
  • Continuam as lutas pela aposentadoria aos 25/30 anos.
  • Lutas pelas férias do O.E., para que sejam iguais às do Professor.
  • Participação ativa dos Orientadores Educacionais na elaboração do Estatuto do Magistério, Plano de Carreira e Plano Nacional de Educação.
  • 8ª Gestão 1985/1987 

  • A AOESC Compra da sua Sede em 11 de Novembro de 1986, no Edifício Florêncio Costa – 10º andar, Rua Felipe Schmidt, nº 390 – Sala 1005. Na época Presidente Maria Elizabeth Koecker.
  • A AOESC realiza o I Seminário Estadual do Orientador Educacional, em comemoração aos 15 anos da AOESC, em 1985.
  • Criação do Departamento Cultural da AOESC que organizou: I Seminário Estadual de Orientação Educacional em 1986.
  • Participação no IX Congresso Brasileiro de O.E. em 20 a 25 de Julho de 1986.
  • A AOESC realiza o II Seminário Estadual do Orientador Educacional, em 1987.
  • Participação da Greve Unificada dos Servidores Públicos em 1987.
  • 9ª Gestão 1987/1989 

  • A AOESC organiza o IV Encontro Regional de Orientadores Educacionais, de 17 a 21 de abril de 1988.
  • A AOESC realiza o III Seminário Estadual do Orientador Educacional. De 22 a 24 de junho de 1988.
  • Grande crescimento da AOESC
  • Dificuldades na Gestão resultou somente em 4 quatro Membros na Diretoria.
  • Neste período a AOESC tem dois Funcionários: Suzana e Cristiano.
  • Presença de 13 Núcleos:
    • NOEVA – Araranguá
    • NOEVI – Blumenau
    • NOEARP – Caçador
    • NOEOSC – Chapecó
    • NOESUL – Criciúma
    • NOEF – Florianópolis
    • NOEFRI – Itajaí
    • NOEJO – Joaçaba
    • NOERJ – Joinville
    • NOEP – Lages
    • NOEPUC – Porto União
    • NOERT – Tubarão
    • NOEX – Xanxerê e Região
  • Prestação de Contas do IX CBOE, realizado em julho de 1986.
  • Estatuto foi reformulado.
  • Plano de luta da categoria.
  • Participação da AOESC na FENOE.
  • Luta pela continuidade de eleições diretas para diretores nas escolas das redes Estaduais e Municipais.
  • Lançamento dos Boletins Informativos Nº2 Maio e Nº3 Dezembro 1988
  • Com 1005 sócios.
  • 10ª Gestão 1989/1991

  • A AOESC Organização do V Encontro dos Orientadores Educacionais da Região Sul, em 1990.
  • Nesta época com 13 Núcleos ativos.
  • Lutas pelo Plano de Carreira.
  • Lançamento do Boletim Informativo Nº4 de junho 1991
  • 11ª Gestão 1991/1993 

  • Revitalização dos Núcleos.
  • Elaboração do documento sobre o projeto do governo, em conjunto com a ASESC e entrega a todos os Deputados.
  • Lutas pela valorização da categoria.
  • A AOESC participa do Congresso Brasileiro Extraordinário da FENOE. De 21 a 23 de Janeiro de 1990 em Sergipe.
  • 12ª Gestão 1993/1995 

  • Luta pela aposentadoria especial também para os Especialistas aos 25 anos de trabalho.
  • Dificuldades para coordenação da AOESC, pelo fato de não ter dispensa dos nossos dirigentes.
  • Realização de eventos.
  • Lutas pela valorização da categoria.
  • Lançamento do Boletim Informativo Nº 5 de Agosto de 1994.

 

  • 13ª Gestão 1995/1997 

  • AOESC acompanha os Projetos de Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) com preocupações;
  • A AOESC luta para manter os Núcleos em funcionamento, agora com apenas (5) cinco Núcleos em funcionamento e extinção de 6.
  • A AOESC organiza o VI Encontro Dos Orientadores Educacionais;
  • As três Associações (AAESC, AOESC E ASESC) elaboram uma emenda solicitando a equiparação de gratificação a todo quadro de Pessoal do Magistério Público Estadual.
  • A Gestão trabalha para a reativação e revitalização os Núcleos de Orientação Educacional. Expandir a atuação da AOESC criando, revitalizando, assessorando e acompanhando os núcleos regionais.
  • A AOESC oferece cursos aos sócios.
  • Realização de atividades culturais e sociais.
  • A AOESC tem uma funcionária Luciana.
  • A AOESC Realiza o V Seminário Estadual de Orientação Educacional em Novembro de 1996.
  • Reestruturação da Biblioteca e Videoteca da AOESC.
  • A Gestão organizou encontros, debates, palestras, seminários aos sócios com o objetivo de atualizar os Orientadores Educacionais.
  • AOESC em contato com APOE- Associação Paranaense dos Orientadores Educacionais do Paraná e a AOERGS- Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul, organizam o 2º Encontro Regional dos Orientadores Educacionais do Sul- EROE em 1997.

 

  • 14ª Gestão 1998/2000 

  • A AOESC na organização das Eleições
  • A AOESC esteve presente na pessoa do Presidente em Tubarão no encontro Regional que reuniu acadêmicos do curso de Pedagogia, com Habilitação em Orientação Educacional da UNISUL- Universidade do Sul de Santa Catarina.
  • A AOESC realiza o IX Seminário Estadual do Orientador Educacional, em 1998.
  • A AOESC junto com a ASESC e AAESC realiza a 1ª Conferência Estadual dos Especialistas, em 1999.
  • Tentativa de ativar o núcleo de Tubarão – NOERT. Reunião para reativar o núcleo em 17 de setembro de 1999em Tubarão.
  • A Presidente consegue 8h de dispensa para estar em atendimento na sede da AOESC.
  • AOESC presente no VI Seminário Internacional de Reestruturação Curricular do século XX, em Porto Alegre, no ano de 1999.
  • A AOESC participa do XVI Seminário Estadual de Orientação Educacional do Rio Grande do Sul organizado pela a AOERGS em Porto Alegre.
  • As três Associações (AAESC, AOESC E ASESC) reuniram-se no dia 04 de Julho de 2000, na ALESC para discutir sobre Concurso Público de Ingresso na Rede Estadual realizado em 1998.
  • 15º Gestão 2000-2002 

  • A AOESC realização o X Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, de 27 a 29 de Novembro de 2000, em Florianópolis.
  • A AOESC realização o XI Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina. De 22 a 24 de agosto de 2001. Sendo esse evento uma parceria entre a AOESC e o Núcleo NOERT, da cidade de Tubarão.
  • Reforma da sede da AOESC (Troca das janelas e percianas).
  • A Gestão realiza os minicursos durante o ano de 2001
  • Durante essa Gestão a AOESC esteve presente em várias reuniões com o SINTE/ANPAE e com as Associações ASESC e AAESC, com o objetivo de lutar pela valorização da categoria.
  • A AOESC presente nos Eventos importantes como o II Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Colégio Coração de Jesus, de 18 a 21 de julho de 2000 em Florianópolis.
  • A AOESC presente no X Encontro dos Supervisores Escolares de Santa Catarina, organizado pela ASESC. De 21 a 23 de agosto de 2000. Em Florianópolis.
  • A AOESC presente no “I Seminário Estadual de Políticas e Administração da Educação”, organizado pela AAESC. De 18 a 22 de setembro de 2000 em Tubarão.
  • As três Associações (AOESC, AAESC E ASESC) reuniram-se no dia 04 de Julho de 2000, na ALESC para discutir sobre Concurso Público de Ingresso na Rede Estadual realizado em 1998.
  • AOESC através da Presidente, conseguiu agendar reunião das três Associações com a Secretária de Educação Miriam Schlickmann para discutir sobre o Concurso/chamada dos concursados em 6 Setembro de 2000.
  • Neste período temos apenas (1) um Núcleo NOERT – Tubarão em funcionamento.
  • A AOESC participa do Fórum Catarinense de Mobilização para elaboração dos Planos Estadual e Municipais de Educação para os próximos 10 anos de (2001/2010).
  • A Presidente conseguiu liberação de 4 (quatro) horas semanais nas sextas-feiras no período vespertino, para atender na sede da AOESC (A partir de 05/10/2000).
  • A Gestão contrata uma profissional de biblioteconomia para organizar a biblioteca da AOESC e compra 65 novos livros.
  • 16ª Gestão 2002/2004 

  • A AOESC Realiza o XII Seminário Estadual do Orientador Educacional, em 2003.
  • A Diretoria dessa Gestão cria o PES- Planejamento Estratégico Situacional da AOESC. Com várias ações.
  • A Gestão participa de palestras na UDESC sobre a importância da profissão do Orientador Educacional e da AOESC.
  • A AOESC, ASESC e AAESC reuniram-se com o Secretário de Educação e Inovação do Estado Prof.. Jacó Anderle para discutir sobre as políticas de ação dos orientadores educacionais, quanto a capacitação, contratação e concursos.
  • Inicia-se uma nova busca de Associados e atualização dos dados dos Sócios.
  • A Gestão planeja ativar e reativar os Núcleos no interior do Estado.
  • 17ª Gestão 2004/2006 

  • A AOESC realiza o XIII Seminário Estadual do Orientador Educacional, em 2004.
  • A AOESC realiza o XIV Seminário Estadual do Orientador Educacional, em 2005.
  • A Gestão se empenha na produção de Documentos para garantir que não fossem transformados cinco mil cargos dos Especialistas em outros cargos, tais como Assistente Técnico Pedagógico e outros.
  • A Gestão realiza palestra em Município no interior do Estado para tentar reativar os Núcleos.
  • A luta pela valorização da categoria.
  • 18ª Gestão 2006/2008 

  • A AOESC realiza em conjunto com a ASESC o I Seminário dos Especialistas Orientadores Educacionais e Supervisores Escolares, seus desafios. Sendo XV Seminário dos Orientadores Educacionais e XVII Encontro Supervisores Escolares de Santa Catarina, em 2006.
  • A AOESC, ASESC e AAESC Elaboram documentos com sugestões de “Novos Critérios” para realização de concursos Públicos, conforme a Lei Nº 6.844 de Julho de 1986.
  • A AOESC presente no II Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, em Brasília, no ano de 2006
  • A AOESC realiza o XVI Seminário Estadual do Orientador Educacional, em 2007.
  • A AOESC realiza o XVII Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais, em 2008.
  • A AOESC presente no Congresso dos Orientadores Educacionais no Rio de Janeiro.
  • Adquiridos 42 livros para compor o acervo da Biblioteca da AOESC.
  • A AOESC presente no III Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, em Brasília, de 03 a 4 de março de 2007
  • Luta pela manutenção do Art. 64 da LDB/9.394/96. Pela formação específica dos especialistas.
  • 19ª Gestão 2009/2011 

  • Criação do Site da AOESC (31/05/2010), melhora nas comunicações com os Associados.
  • A Gestão promove Reunião com Orientadores Educacionais de Criciúma para tentar resgatar o Núcleo em 2009.
  • A AOESC realiza o XVIII Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais, em 2009.
  • A AOESC esteve presente no VI e VII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, em Brasília, no ano de 2009.
  • A AOESC presente na Conferência Nacional para Educação. em 2010
  • Luta pela aposentadoria especial aos 25 anos.
  • A AOESC realiza o XIX Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais, em 2010.
  • 20ª Gestão 2011/2013 

  • A AOESC presente no X Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, em Brasília no ano de 2011.
  • Resgate da produção Informativo.
  • A AOESC realiza o XX Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, de 29 a 31 de agosto de 2012.
  • Estudo e atualização do Estatuto da AOESC.
  • Gestão turbulenta passou por três Presidente “Deisy, Enara e Diléia”.
  • Finalizamos a Gestão em três membros da Diretoria.
  • A Gestão organizou a Comemoração do “Dia do Orientador Educacional”, com Palestras e Coquetel em 04/12/2013.
  • 21ª Gestão 2013/2015

  • A AOESC realiza o II Seminário da AOESC e ASESC em conjunto. Sendo “XXI Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina” juntamente com o “XXII Encontro Estadual dos Supervisores Escolares de Santa Catarina”. De 17 a 19 de setembro de 2013.
  • A Gestão organizou a Comemoração do “Dia do Orientador Educacional”, com Palestras e Coquetel em 12/12/2014.
  • Criação de um Plano de Ações da Gestão em 2014.
  • Reativação do Informativo da AOESC Nº38. Semestral da AOESC.
  • A AOESC Realiza o XXII Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, de 24 a 26 de setembro de 2014. Em Florianópolis
  • A AOESC esteve presente no XV Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, em Brasília. De 19 a 21 de maio de 2014. Em Brasília. Participação ativa da “AOESC na elaboração da “Carta Documental”, com as reivindicações dos Especialistas, que foi entregue aos Políticos na Câmara dos Deputados Estaduais em Brasília.
  • A Gestão organiza e encaminha ao Secretário de Educação do Estado documentos com as reivindicações pertinentes a aposentadoria especial aos 25 anos aos Especialistas em Educação.
  • A Gestão estabelece uma parceria com Escritório de Advocacia para atender os Associados.
  • Realização das Eleições.
  • A AOESC participa de Audiências com o Secretário de Estadual de Educação e o Secretário Municipal de Educação de Florianópolis reivindicando concursos Públicos para a categoria.
  • Solicitações através de documentos para as “Agencias Formadoras, as “Universidades” para que voltem a oferecer os Cursos de Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar.
  • A AOESC envia os Informativos aos Associados, dois por ano, a cada Semestre.
  • A AOESC esteve presente no XVII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, em Brasília. De 27 a 29 de abril de 2015.Em Brasília
  • A AOESC realiza o XXIII Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, de 19 a 21 de agosto de 2015.
  • 22ª Gestão 2015/2017 

  • A AOESC passa a oferecer a opção de desconto direto do valor da mensalidade na folha de pagamento dos Associados que são servidores da rede Pública Municipal de Florianópolis em 2015.
  • A Gestão organiza evento em homenagem ao “Dia do Orientador Educacional”: Mini- Curso Sobre “Gênero, Sexualidade, Políticas educacionais…” em 04 de dezembro de 2015.
  • A AOESC representada no XIX Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação- FESED. De 09 a 11 de Maio de 2016 em Brasília. Participação na produção da “Carta Documental” do FESED.
  • A AOESC representada no XX Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação- FESED. De 19 a 21 de Outubro de 2016 em Porto alegre Rio Grande do Sul. Participação na produção da Carta Documental do FESED.
  • Organização do Manifesto contra o PL 257/2016
  • A AOESC realiza o XXIV Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, em 19 e 20 de setembro 2016.
  • Reformada Sede da AOESC (Troca de pisos) em 2016.
  • A Gestão esteve presente em várias audiências com o Secretário de Educação, reivindicando o Concurso Público Estadual para os Orientadores Educacionais em 2015/2016.
  • Criação do Primeiro Núcleo dos/as Orientadores/as Educacionais Aposentados/as da AOESC. Projeto: “Aposentados em Ação” em 25 de abril de 2017
  • A AOESC representada no XVI Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação- FESED. De15 a 17 de maio de 2017 em Brasília. Participação na produção da “Carta Documental” do FESED e entre aos Políticos em Brasília.
  • A AOESC realiza o XXV Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, em 13 e 14 de Junho 2017.
  • A AOESC Comemora o Jubileu de Prata: 25 anos de Formação.
  • Iniciamos uma Pesquisa “AOESC e o Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente da UDESC, com o Projeto de pesquisa: “Orientação Educacional em Santa Catarina –Cenários e Perspectivas”, a referida investigação objetiva analisar a situação da Orientação Educacional nos 295 Municípios Catarinense em 2016.
  • Produção e envio dos 42º, 43º e 44º Informativos da AOESC, dois por ano, a cada Semestre.
  • Ações de valorização da Profissão e lutar pelo Cumprimento da Lei/ Decreto 72.846 de 26 de setembro de 1973.
  • Sempre concluindo o “Plano de ações da Gestão”.
  • A AOESC firma parceria com a AGEMED Plano de Saúde.
  • 23ª Gestão 2017/2019 

  • A AOESC representada no XXI Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação- FESED em Maio de 2017, Brasília.
  • Após muitas lutas conseguimos as três Associações: AOESC, ASESC e AAESC a realização de Concurso a Nível Estadual, Edital Nº 2271/SED para Orientadores Educacionais, Supervisores e Administradores Escolares, após mais de vinte anos sem concurso;
  • Comemoração do Dia do Orientador Educacional em 04/12/2017.
  • A AOESC realiza o XXVI Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, nos dias 12 e 13 de setembro de 2018.
  • A AOESC esteve presente nas audiências de discussões sobre a BNCC do Ensino Fundamental e ao Convite do Conselho Nacional de Educação para discutirmos sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio.
  • Convenio com Assistência Odontológica DENTALPREV /AGEMED em 2018.
  • A AOESC presente na pessoa da sua Presidente na Audiência em (10/08/2017) com o Presidente do Conselho Nacional de Educação Prof. Dr. Eduardo Deschamps e o Conselheiro Prof. Dr. Luiz Roberto Liza Curi (Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE), sendo o  Foco da reunião discutir sobre a Formação dos Especialistas em Educação, manutenção do Artigo 64 da LDB 9.394/ 96. Entrega de Documento.
  • A AOESC representada no XXIII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação- FESED, de 21 a 23 de Maio de 2018, Brasília.
  • 45º e 46º Informativos da AOESC, dois por ano, a cada Semestre (2018);
  • Comemoração do Dia do Orientador Educacional em 04/12/2018.
  • A AOESC é declarada de Utilidade Pública pelo Projeto de Lei Nº 17.726/2019 no município de Florianópolis em 21 de junho de 2019.
  • A AOESC acompanha a chamada de 83 Orientadores Educacionais da 1ª chamada do Concurso do Estado em 2018/2019.
  • 47º e 48º Informativos da AOESC, dois por ano, a cada Semestre (2019).
  • 24ª Gestão 2019/2021 

  • Realização de eleições em 06 de agosto de 2019.
  • A Gestão organiza um Encontro para comemorar o “Dia do Orientador educacional em 04/12/2019
  • Realização do XXVII Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, em 10 e 11 de junho de 2019.
  • 49º Informativos da AOESC, dois por ano, a cada Semestre (2019).
  • A AOESC este presente na pessoa da sua Presidente na reunião com o Secretário de Educação do Estado SC, Prof. Natalino Uggioni e seus Assessores. Objetivo discutir sobre a qualidade da educação no Estado, a importância dos Orientadores Educacionais, Supervisores e Administradores Escolares na composição das Equipes Pedagógicas nas Escolas e a 2ª chamada dos especialistas concursados. Entrega de Documentos. Reunião em 09/09/2019.
  • Discussões e a luta pela chamada dos Concursados do Concurso do Edital Nº2271/2017/SED.
  • A AOESC, juntamente com a ASESC, coordenou o XXV Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação- FESED, realizado em Florianópolis SC. nos dias 21,22e 23 de outubro de 2019.
  • Comemoração do Dia do Orientador Educacional em 04/12/2019.
  • A AOESC esteve presente no XXVI Seminário Estadual de Orientação Educacional e VII Congresso Brasileiro de Profissionais de Educação, de 09 a 11 de setembro de 2019 em Porto Alegre, organizado pela AOERGS.
  • A AOESC esteve presente no XXXI Simpósio Catarinense de Administradores Escolares em outubro de 2019.
  • A AOESC esteve presente no XXVIII Encontro dos Supervisores Escolares de santa Catarina em setembro de 2019.
  • Organização do 50º Informativos da AOESC em 2020.
  • Em função da pandemia do covid-19 que iniciou em março de 2020 e pelas medidas de “Saúde Pública” para evitar a propagação do Coronavírus, foi decretado pelas Autoridades o isolamento social neste ano de 2020, as pessoas do nosso Estado e Municípios estão proibidas de participarem de eventos presenciais. Portanto, os nossos eventos planejados presencialmente neste ano de 2020, foram suspensos e transferidos para o ano 2021.

     Atualmente a AOESC permanece com sua sede à Rua: Felipe Schmidt, 390 – Edifício Florêncio Costa, sala 1005,  em Florianópolis, capital de Santa Catarina e Foro nesta mesma cidade.

     A AOESC é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de duração indeterminada.